Idosos precisam ter ainda mais atenção com a hidratação

Segundo Karina Pfrimer, nutricionista e pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), é necessário lembrar aos idosos que é preciso beber água mesmo não tendo sede. “Eles não têm esse ‘pedido’ do organismo e precisam criar o hábito de beber água sempre. Ele deve beber pela manhã, no meio da manhã, à tarde, entre as refeições, enfim, sempre que possível. Uma boa estratégia é tomar água toda vez que passar pela cozinha. Muitos deles reclamam da quantidade de água porque já vão bastante ao banheiro, mas tome bastante água que o organismo se acostuma com o tempo.”

“O idoso pergunta ‘pode ser suco?’, mas o ideal é que seja água mesmo. Uma boa opção para quem tem dificuldade de criar o hábito é saborizar a água, algo que vem ganhando muitos adeptos. Você pega uma garrafa ou suqueira, enche de água e adiciona a casca ou uma rodela de fruta, como laranja ou limão, ou ainda algumas ervas, como hortelã”, ensina.

Vale lembrar que o consumo correto de água ajuda também a afastar problemas de constipação (intestino preso), uma das síndromes que mais atrapalham a saúde da terceira idade. “O Ministério da Saúde sempre recomendou aos idosos a presença de alimentos com fibras nas refeições para que eles não sofram com a prisão de ventre. No entanto, é necessário ingerir fibras e água também. A recomendação da água vem junto, pois ela deve ser consumida ao longo de todo o dia para que o organismo funcione corretamente. Fazendo isso, a desidratação não aparece”, conclui Karina.

Créditos: http://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1144-idosos-precisam-ter-ainda-mais-atencao-com-a-hidratacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *